SÍNTESE DO DESAFIO

Em 2006, a Vossa já havia desenvolvido o Plano Estratégico do cliente, que foi implementado pela agência de comunicação do cliente à época. Em 2008, a diretoria chamou a Vossa novamente e pediu uma avaliação de seu principal produto: o Verdes Campos – um condomínio fechado de terrenos. Pois, apesar de estar na sua 3ª fase de vendas, as curvas de vendas indicavam uma queda de vendas que mereciam uma atenção. Realizamos a avaliação, apresentamos uma proposição de reposicionamento do empreendimento como demonstraremos a seguir.

estrategia

ESTRATÉGIA

Em nossa avaliação constatamos que a comunicação e a força de vendas não valorizavam o principal atributo do produto: cercado de verde. A partir disso, reposicionamos a comunicação do produto (Saia do Cinza! Venha viver no verde!) e com ações inovadoras (até hoje sem similar no setor) viralizamos o conceito..

TÁTICAS

– Criamos uma promoção “Saia do Cinza”. Onde convidamos as pessoas a se cadastrarem no hot site da promoção e a escreverem uma frase com até 6 linhas dizendo porque queriam Sair do Cinza. As 10 melhores frases participariam de um reality show.

Uma caixa cinza foi colocada no estacionamento do Shopping Total e a pessoa que ficasse mais tempo (sem banheiro, sem sentar-se, sem se alimentar) ganharia um terreno no empreendimento. O vencedor ficou 24hora e 30 minutos dentro da caixa. Tudo foi transmitido on line via hot site.

No final de semana seguinte, lançamos o empreendimento. Com ações e intervenções urbanas em sinaleiras com pessoas vestidas de cinza e uma caixa. Era uma semana antes do fatídico “subprime americano”.

– Para potencializar a mídia, desenvolvemos uma aliança estratégica com a Rede Bandeirantes do RS (TV e rádios AM/Fm ), como contrapartida, o Grupo assinou todas as peças de nossa ação;

RESULTADOS

O ano de 2008 foi um dos piores da história, senão o pior, do mercado imobiliário do Brasil, em função do episódio do Subprime, que desestruturou o sistema financeiro americano. Mesmo com essa importante variável externa, mais de 90 terrenos foram vendidos em 15 dias (quando a média de vendas, anterior, por campanha, era de 40 unidades em um mês).

Além disso, foram mais de15 mil inscritos para participar da promoção. 70mil pageviews no hotsite. Excelente cobertura jornalística espontânea e forte buzz nas redes sociais. O que revigorou o empreendimento a ponto de sustentar novas fases de lançamento após esta ação.

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